Entrevista com…

Darlison CG Artist

Sim leitores, chegou a entrevista, está bem legal alguns leitores até participaram fazendo algumas perguntas, muito devem se perguntar isso não tm nada haver com Hero smash, sim não tem nada haver mais sempre é bom um entreterimento a mais já que o HS ta meio desatualizado, Bom Darlison é meu grande amigo e… Olhem a entrevista.



Darlison quando começou na área do CG?

R: Antes de qualquer coisa, queria agradecer ao Gabriel pelo espaço, gostei muito da proposta da entrevista. Em relação à pergunta. Eu comecei há uns 4 anos, desde então o 3D (a computação gráfica em geral) se tornou um “vicio consciente” diário. 

 Quais programas 3D você já teve contato?

R: Sempre me questionei: Como é feito aqueles personagens super carismáticos que a gente vê em uma animação dos cinemas? Ah, nos filmes, aqueles efeitos extremamente detalhados de uma cena de uma invasão alienígena devastando tudo na Cidade?

Entre outras infinitas dúvidas, busquei saber mais sobre como é feito o CG ( computação gráfica ) e quais programas são usados. Então, encontrei o Blender 3D, que logo em seguida iniciei vários teste e estudos. Nesse tempo eu havia acabado de ganhar um computador, mas não tinha acesso à internet. Para estudar e pegar matérias eu ia a cybers hehehe. Depois que consegui internet, procurei e testei outros programas, como o 3Ds Max, Maya, Lightwave, Modo, Cinema 4D ( o qual mais uso hoje em dia ) entre outros.

Faz Quanto tempo você  mexe com 3D?

R: Com 3D, quatro 4 e alguns meses. Mas antes já mexia com Photoshop e Corel tentando criar alguma coisa, ilustrar alguma idéia.

Personagem baseado no Grendel

Quanto tempo você demora para chegar no resultado desejado de um personagem, em média?

R: Hoje em dia, depende do personagem. Por exemplo, um simples Cartoon crio em um dia. Agora se for um com bastantes detalhes complexos, crio em torno de uma semana, pois tem que passar por vários processos e revisões, às vezes deixo algumas horas sem ver e mexer para descansar a mente, depois volto para revisar e procurar falhas.

Quantos anos você tem?

R: 19 anos. Nos fóruns 3D, até recebi apelidos. Um deles era “prodígio dos polígonos” por eu começar bem cedo na área e apresentar resultados de “gente grande”. Nem era pra tanto hehehe.

Exterminador

Você ja pensou em Criar uma Longa metragem de algum dos seus personagens?

R: Sim. Geralmente quem entra na área, tem algum sonho de criar ao menos um curta metragem animado com os próprios personagens e historias. Comigo não foi diferente. Só que, por enquanto estou restrito ao poder computacional ( Ou seja, meu PC é bem modesto para fazer algo que tenho em mente ). Até escrevi alguns roteirinhos e fiz rascunhos de personagens, quem sabe em breve eu consiga fazer, não um longa metragem, mas pelo menos um curta.

Você tem algum projeto em andamento? Se tiver tem como nos mostrar uma imagem, dar uma palinha do projeto ? 

R: Até ao momento, nada criado. Só varias idéias que estou organizado para transformá-las em novos trabalhos.

Quais animações você mais curte?

R: Admiro muito as Animações do estúdio Pixar. Tem muita gente talentosa e fora que os trabalhos são feitos na “munheca” (a mão).

Sonic em seu merecido descanso

Perguntas dos Leitores:

De onde vêm suas idéias, o que te Inspira? ( PappaChuds)

R: Minhas fontes de inspiração são Filmes ( que tenha algo em CG) e principalmente Games, gosto muito de jogos, das histórias, dos personagens ( alguns épicos ) outros bem criativos, bem modelados etc. Os games nos proporciona momentos de muita diversão, mas também alimenta nossa mente para explorar a criatividade ( claro, depende do jogo hehehe )

Mas desde moleque sempre gostei de desenhar de tudo (ganhava muitas moedas na escola fazendo mapas para meus colegas hehehe), mas passei a gostar ainda mais de desenhar quando o fenômeno Dragon Ball Z estourou aqui no Brasil. Desenhava vários dos personagens da série. Mas chegou um momento que decidi tentar criar meus próprios personagens, tendo com base à anatomia bem detalhada e o estilo do desenho do “mestre” Akira Toriyama.

Desde então, quando modelo algum personagem, já tenho alguma base de anatomia 2D. Portanto, é sempre legal ter diversas referências para estimular a criatividade.

Desenhar, fazer algum esboço, rascunhar a idéia antes ajuda muito ( não é obrigatório ) quando vamos criar algo 3D, principalmente personagens.
Você pretende levar isso como Profissão ou apenas como Hobby? ( DoomKace)

R: Comecei a mexer com 3D por diversão mesmo, até hoje tenho como um ótimo passa tempo. Mas por expor meus trabalhos em fóruns e comunidades dedicadas ao CG, começou a surgir oportunidades de trabalhos profissionais.

Quando você decidiu ser um Animador 3D? (Transgrifer)

R: Foquei os estudos em animação há uns 2 anos, antes eu só modelava e estudava iluminação.
Considerações Finais:

Darlison, você quer falar alguma coisa, dar dicas para quem está começando na Área?

R: Dedicação. O cara que se dedica em tudo que gosta certamente consegue algo tão almejado. E estudos e testes são fundamentais. Logo de cara, quem começa nessa área, tem varias idéias e entusiasmo de criar algo parecido com que viu numa animação dos cinemas, e se frustram quando vê que o caminho não é tão simples.

Então minha dica é se esforçar, se dedicar, procurar material na net ( principalmente de conceitos ) fazer amizades com uma galera da área, participar de fóruns, expor os trabalhos para receber avaliações, tudo isso ajuda muito.

Depois que pegar os macetes da computação gráfica e escolher um programa 3D que goste, é só “conectar” sua imaginação ao programa e soltar a criatividade. ; )

Galo


Bom é isso leitores, espero que tenham gostado, eu (Furia PSC) e o Darlison estamos fazendo um projeto bem legal 3D, e depois estarei postando no blog,e do Hs em 3D acho que naõ rola, pois ele tem mais os traços estilizados para 2d mesmo, bom em breve mais…

Entrevistas

Valeu Darlison!

Link de seu site e blog:

http://darlisonsiqueira.com

http://darlison4d.blogspot.com

5 respostas para Entrevista com…

  1. Furia_PSC disse:

    Thanks Darlison.

  2. DoomKace disse:

    Wow, mano, tipo, esse cara é o Goku do 3D o-o’
    Parabéns! ;D, e ótima entrevista

  3. Diego Steffen disse:

    Grande Darlison, parabéns pelas sábias palavras, realmente o Darlison é um jovem talento, mesmo eu sendo aqui do Sul do mundo, quando preciso trabalhos que envolvam CG, tenho ele nos meus contatos, na pasta “Equipe”, pois sei que posso contar sempre com essa fera.
    Para quem não conhece essa fera, add ele no msn, é um garoto que eu tiro o chapéu.
    Grande abraço Darlison.

Deixe uma resposta

